segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Hipertrofia Benigna da Prostata

Hipertrofia Benigna da ProstataO aumento do volume da próstata é conhecido pelo nome de hipertrofia benigna da próstata (HBP).
A próstata sofre dois principais períodos de crescimento. O primeiro ocorre na puberdade, quando a próstata duplica o seu tamanho.
A partir dos 30 anos de idade a próstata recomeça a crescer. É este segundo crescimento que, anos mais tarde, pode resultar na HBP.
À medida que a próstata cresce, a cápsula prostática, pouco distensível, começa a contrariar esse crescimento. A glândula começa então a comprimir a uretra, dificultando a saída da urina. Ao mesmo tempo, a parede da bexiga torna-se mais espessa porque tem de fazer maior esforço para expulsar a urina. Começa a ficar irritável e sensível, contraindo-se com pequenas quantidades de urina, o que provoca micções frequentes. Com o progressivo enfraquecimento da força muscular da bexiga, ela perde a capacidade de se esvaziar a si própria e a urina começa a ficar parcialmente retida. É a chamada retenção urinária parcial. Em algumas situações extremas, o homem pode mesmo entrar em retenção urinária completa, não conseguindo urinar.
Causas
Ao longo da sua vida o homem produz testosterona, a principal hormona masculina, mas também pequenas quantidades de estrogénio, a principal hormona feminina. Com a idade a quantidade sanguínea de testosterona diminui, havendo uma maior percentagem de estrogénio.
Uma teoria sugere que a HBP pode ocorrer porque a elevação de estrogénios aumenta a actividade de substâncias que promovem o crescimento das células prostáticas.
Outra mais recente aponta a dihidrotestosterona (DHT), uma substância derivada da testosterona, como a responsável pelo crescimento prostático. Foi demonstrado que os homens que não produzem DHT não desenvolvem HBP. Apesar da baixa de testosterona sanguínea, muitos idosos continuam a produzir e a acumular altos níveis de DHT na próstata. É essa acumulação de DHT que facilita o crescimento celular prostático.
Sintomas
Os sintomas de HBP devem-se não só à obstrução da uretra, como também à gradual perda da função da bexiga, que resulta no seu esvaziamento incompleto. Os sintomas de HBP variam, mas os mais comuns são:
 jacto urinário fraco,
 jacto interrompido,
aumento da frequência das micções com eliminação de pequenos volumes de urina,
    aumento da frequência de micções à noite,
      urgência para urinar, por vezes com pequenas perdas involuntárias de urina.
Estes sintomas podem ocorrer isoladamente ou em conjunto. Podem ser leves, moderados ou severos. Há situações agudas, como a retenção urinária, levando o paciente ao hospital, a fim de que uma sonda seja introduzida na sua uretra, esvaziando assim a bexiga.
Nem todos os homens passarão por este quadro.
Tratamento
Muitos urologistas aconselham os doentes a fazerem tratamento médico a partir do momento que surgem os primeiros sintomas, numa tentativa de atrasar o crescimento da próstata, mas a forma mais eficaz de se contornar o desenvolvimento da HBP é a realização de check-ups semestrais ou anuais para detectar alterações objectivas da situação. Se houver agravamento, pondo em perigo a saúde do doente ou causando-lhe maiores sintomas, aí o tratamento passa a ser obrigatório.
Se a HBP começar a causar infecções urinárias, estas deverão ser tratadas com antibióticos, antes de tratar a própria HBP. Nas situações muito avançadas, felizmente raras, em que a HBP provoca insuficiência renal, também é necessário melhorar antecipadamente a função renal, antes de tratar a próstata.
Recentemente alguns novos medicamentos surgiram que, em alguns doentes, têm mostrado uma elevada eficácia. Um dos mais utilizados é o Finasteride (comercialmente conhecido com o nome de Proscar®), que inibe a produção da hormona que tem a ver com o crescimento prostático. O seu uso permite a diminuição do volume prostático, embora não em todos os homens.
Outro medicamento é a Terazosina (comercialmente conhecido como Hytrin®), que relaxa a musculatura lisa da próstata e do colo da bexiga, diminuindo a obstrução urinária e melhorando o jacto miccional.
Cuidados a ter
O paciente com HBP assintomática e sem tratamento deverá realizar o teste ao PSA e toque rectal anualmente. O mesmo procedimento também serve para pacientes sintomáticos e a efectuar terapêutica específica..
A manutenção da saúde prostática pode também ser assegurada através da toma de cápsulas de pevides de abóbora, que contém ácidos gordos essenciais que são úteis para a saúde prostática. Melhoram o fluxo urinário e diminuem a frequência e o resíduo urinário. Têm ainda propriedades anti-inflamatórias e efeito revitalizante da glândula prostática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário